sábado, 28 de abril de 2012

Cirurgia de correção da espinha bífida antes do bebê nascer


Queridos leitores, para quem ainda não sabe, desde março de 2011 foi aprovado aqui no Brasil, uma nova técnica cirúrgica para correção da mielomeningocele (espinha bífida), antes do bebê nascer. É a cirurgia fetal intrauterina  ( mais conhecida como céu aberto).
Essa cirurgia é feita no feto pela barriga da mãe, e só pode ser feita entre a  20ª e a 26ª semana de gestação. Essa técnica vem sendo desenvolvida pela UNIFESP (Universidade federal de São Paulo) sob o comando do Dr. Antônio Fernandes Moron que é obstetra da UNIFESP e diretor clínico do Centro Paulista de Medicina Fetal.
Gente essa cirurgia é de tremenda importância para aquelas mães que estão grávidas e durante o acompanhamento do pré-natal, descobrem que o bebê tem malformação na coluna . Essa cirurgia consegue reverter a mielomeningocele (espinha bífida).
Nos Estados Unidos eles usam essa técnica cirúrgica desde 1997, mas aqui no Brasil a um ano.
Só pra vocês terem uma ideia, em cada 1000 (mil) crianças nascidas, 1 (um) nasce com mielomeningocele, segundo dados informados , isso dá em média umas 3000 crianças nascidas por ano com essa má formação na coluna.
Nós mães que temos filho com mielomeningocele e hidrocefalia, sabemos das consequências e das dificuldades que eles passam.  Essa cirurgia vai corrigir essa má formação no feto e quando o bebê nascer no período certo da gestação, não terá mais esse problema  na coluna, vai movimentar as pernas e caminhar normalmente, sem contar que a hidrocefalia que cerca de 90% das crianças mielos tem,  com a cirurgia fetal, esse índice cai para 40%.
Percebe-se assim, a importância dessa cirurgia não é pessoal?
Uma pena que nossos filhos que nasceram mielos, antes dessa técnica ser aprovada no Brasil, não tiveram essa chance, mas quem precisar desse recurso, hoje já tem e com certeza, as crianças nascerão com uma vida bem mais fácil e melhor!

Um abraço a todos. Preta

Fonte: Unifesp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...