quinta-feira, 26 de abril de 2012

O direito de ir e vir é para todos

Queridos leitores, gostaria de passar pra vocês, algo sobre os direitos de ir e vir que todos nós cidadãos temos, com ou sem deficiência.
Eu queria que vocês reparassem nas inúmeras coisas que dificultam esse direito dos cadeirantes, das pessoas que usam muletas, dos deficientes visuais, dos que usam bengalas, etc... Por exemplo: pra sair na rua os deficientes físicos tem que cuidar o tipo de piso da calçada, o estado da mesma, o nível do meio fio e sem contar os empecilhos que encontram como galhos de árvores, lixos, pedras e por aí vai...
Tem muitas ruas sem asfalto, calçadas estreitas, irregulares, sem a mínima condição de um cadeirante usufruir desse direito.
Onde moro, dentro do condomínio, as calçadas também são estreitas, isso que o projeto foi feito já com banheiros adaptados para cadeirantes, ou seja, eles sabiam que viriam alguns cadeirantes morar aqui, mas do resto eles esqueceram...A rua em frente ao condomínio, não tem asfalto, quando chove, por causa dos buracos, fica cheio de água, somente na próxima quadra que tem asfalto, É uma vergonha gente!!! Eu já nem vou mais com o meu filho no mercado porque não tem condições, sem contar que no próprio mercado não tinha nenhuma rampa, faz pouco tempo que fizeram uma.
As coisas não param por aí, eu vi um vídeo de um jovem cadeirante que trabalha e passa a maior dificuldade pra pegar o ônibus. Os motoristas simplesmente o ignoram por ser cadeirante, os ônibus passam e não param, depois de horas de espera, algum motorista resolve parar mas não sabe lidar com o elevador do ônibus e tem que ajudá-lo a subir com a ajuda de outros. É um absurdo essa triste realidade no nosso país. O rapaz enfrenta chuva, sol, tudo porque não respeitam os seus direitos. Ainda tinha mais um detalhe, o jovem fica com a cadeira na rua porque onde é a parada do ônibus não tem rampa pra ele ficar.

Isso tudo são coisas que pra gente que caminha, não é problema! Mas para um deficiênte físico, é um verdadeiro transtorno!!!E os direitos são para todos, pena que nem sempre é assim, não é mesmo???

Um abraço a todos. Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...