domingo, 27 de maio de 2012

Bronquite aguda ou crônica


Queridos leitores hoje vou postar sobre algo que durante o inverno leva muita  gente para o hospital, principalmente as crianças e os idosos...estou me referindo a “BRONQUITE”, que pode ser de dois tipos, aguda (curta duração) e crônica (mais grave, dura mais tempo e tem grande recorrência).
A BRONQUITE consiste na inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar da traqueia até os alvéolos pulmonares, ou seja, é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões.
A bronquite aguda é frequentemente causada por vírus que infectam o epitélio dos brônquios, resultando em inflamação e aumento da secreção de muco. A tosse é um sintoma comum de bronquite aguda, desenvolve-se em uma tentativa de expulsar o excesso de muco dos pulmões. Outros sintomas comuns incluem dor de garganta, congestão nasal (coriza), baixo grau de febre, pleurisia, mal-estar, e a produção de catarro.

Bronquite crônica, é um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica, é definida por uma tosse produtiva que dura de três meses a 2 anos. Outros sintomas podem incluir chiado e falta de ar, especialmente durante exercícios físicos. A tosse é muitas vezes pior logo depois de acordar, e o catarro produzido pode ter uma cor amarela ou verde, podendo apresentar estrias de sangue.


A bronquite crônica é causada por uma lesão recorrente ou irritação do epitélio respiratório dos brônquios, resultando em crônica a inflamação , edema (inchaço), e aumento da produção de muco pelas células caliciformes. O fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões é parcialmente bloqueada devido do muco inchaço e extra nos brônquios ou devido a reversível broncoespasmo.



Sinais e sintomas de bronquite
  • Tosse
  • Desconforto no peito
  • Expectoração
  • Falta de ar
  • Cianose (pele fica azul arroxeada)
  • Inchaço nas extremidades do corpo graças à piora do trabalho cardíaco
  • Febre quando a bronquite crônica estiver associada à uma infecção respiratória
  • Cansaço
  • Falta de apetite
  • Catarro mucóide (na maioria das vezes muco claro ou branco, purulento se tiver alguma infecção).

Tratamento

Para começar o tratamento, é importante eliminar o cigarro (caso o doente seja tabagista), e repousar para evitar respirar em ambientes de gás tóxico e poluição. Para quem já tem a doença há um tempo considerável, deixar o fumo não vai fazer com que a doença regrida, mas desacelerará o seu avanço.

Corticóides (medicamentos utilizados para controlar a inflamação crônica dos brônquios) minimizam os sintomas.
Além disso, antibióticos ajudam muito nos casos de exacerbação da doença, quando resultam de uma infecção bacteriana nos brônquios.


Os broncodilatadores melhoram o fluxo de ar nesta doença, aliviando a falta de ar e a sibilância. Podem ser utilizados através de nebulizações, nebulímetros (semelhantes à "bombinha" da asma), cápsulas de inalar, comprimidos, xaropes, etc. O meio mais prático é o uso dos nebulizadores pois estes podem ser utilizados tanto em casa quanto fora, além de apresentarem menor freqüência de efeitos indesejáveis.


"Tanto a bronquite aguda quanto a crônica podem originar uma PNEUMONIA. Se você sofre uma bronquite crônica, tem mais chances de apresentar INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS recorrentes"


Prevenção
Na bronquite crônica, é importante a vacinação anual contra o vírus causador da gripe, uma vez que esta pode piorar a doença. Com este mesmo objetivo, é indicado também o uso da vacina contra o pneumococo, que é a principal bactéria causadora de infecções respiratórias, entre elas a pneumonia, e é claro, a própria bronquite crônica. A vacinação deve ser feita uma única vez e, em casos específicos, pode ser repetida depois de cinco anos.


Bom pessoal, achei importante essa matéria mesmo porque, a tal BRONQUITE CRÔNICA tem levado muita gente para os hospitais e o pior, tem levado muitos à morte, principalmente pelo tabagismo. Na próxima postagem falarei um pouco mais sobre esse assunto.

Um abraço a todos e fiquem com Deus
Preta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...