quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cuidados com a meningite

Olá pessoal! Hoje quero passar pra vocês algo que sempre me preocupou... a apavorante MENINGITE, que pode ser viral ( menos grave) ou bacteriana (causada principalmente pelos meningococos, pneumococos e hemófilos) que é altamente contagiosa e por sua gravidade temos que tomar sérios cuidados, além do que, um grande número de pacientes com mielomeningocele são propícios a ter.
Mas o que é exatamente a meningite? É uma doença que consiste na inflamação das meninges que envolve o cérebro e a medula espinhal e a sua evolução é super rápida.
A meningite meningocócica é a mais séria, porque pode causar além da inflamação das meninges também infecção generalizada. As sequelas podem ser variadas como dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, entre outros...
O diagnóstico dela é feito pela retirada de um líquido da espinha chamado liquido cefalorraquidiano, que por várias vezes que meu filho teve que internar, foi preciso fazer, para os médicos saberem se estava ou não com meningite. Graças a Deus, ele nunca teve, mas a preocupação pelo risco de ter é algo que sempre nos acompanha.
Como vocês podem ver, é uma doença realmente apavorante! Os sintomas são parecidos com a gripe e resfriados, febre, forte dor de cabeça, vômito, moleza, irritação, o que diferencia um pouco é a rigidez na nuca (pescoço duro). Quem não tem problemas de variação de temperatura no corpo, pela falta de sensibilidade (como o meu filho tem, que é mielo e não tem sensibilidade nos membros inferiores), dá para ficar atentos nas febres com mãos e pés frios e dores nas pernas também.
A meningite bacteriana pode ser tratada por antibióticos, mas o tratamento tem que começar rápido. Por isso a qualquer desses sintomas levem seu filho(a) imediatamente para o médico.
Espero que essas informações ajudem a todos porque mesmo tendo vacinas na rede pública de saúde, sabemos que elas amenizam os sintomas e a gravidade, mas ainda assim, não estamos imunes da tal meningite por ser contagiosa.
Um abraço a todos!
Preta

Fontes: Centro de vigilância epidemiológica; Brasil escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...