sexta-feira, 8 de junho de 2012

A falta de acessibildade é em todo país

Olá pessoal! Segundo dados do IBGE, numa avaliação feita em 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, Porto Alegre-RS, é a capital gaúcha com maior índice de acessibilidade, com 23,3% de rampas e em Fortaleza-Ceará foi constatado com o índice mais baixo com somente 1,6% de acessibilidade.
Esses dados comprovam o quanto ainda é baixíssimo o número de rampas que dão o acesso de ir e vir para os cadeirantes. Além da falta das mesmas, tem o problema precário das calçadas, postes de luz em cima das mesmas, parada de ônibus tomando conta de todo espaço da calçada sem deixar um lugar para o cadeirante passar, e por aí vai...
Ontem o Jornal do Almoço (RBS Tv), fez uma reportagem para ver como os cadeirantes eram tratados na cidade de Sapiranga-RS, onde mostraram a realidade do que acontece com um cadeirante, quem viu essa reportagem pode perceber como acontece.
O rapaz entrevistado disse uma coisa que muitos não percebem, se um cadeirante não tem um carro particular, ou um parente ou amigo que possa levá-lo em algum lugar, ele depende do ônibus, não lhe resta outra alternativa, não é mesmo? E a maioria das pessoas não tem carro mesmo. Feliz aquele que não precisa depender dos ônibus para se locomover sendo cadeirante... Porque as Prefeituras não pensam nisso?
Quando o entrevistado conseguiu chegar na parada do ônibus (com muita dificuldade) e o ônibus parou ele perguntou para o motorista se tinha como levá-lo, porque não era adaptado, e o motorista falou que não sabia como fazer com o negócio da cadeira. Vendo ele que estava o pessoal da reportagem junto, desceu do ônibus e disse que lá não tinha ônibus adaptado porque não tinha nenhum caso de cadeirante naquele lugar. Gente, é ou não é um ABSURDO isso?
O rapaz mostrou também a rampa que tem na Prefeitura, por ser inclinada, ele teve muita dificuldade pra subir, o rapaz quase não conseguiu, sem contar, que se o cadeirante não tiver forças nos braços, não vai poder nem tentar, somente com a ajuda de alguém.
Bom pessoal, eu citei somente a cidade de Sapiranga porque foi a notícia mais recente que assisti, mas esse mesmo Jornal que deu essa notícia ontem, vem a semanas mostrando a situação de acessibilidade nas principais cidades do Rio Grande do Sul, pelas notícias sabemos que em todo nosso país, tem o mesmo problema e que infelizmente ainda está longe do Brasil se tornar um país acessível para todos!
A apresentadora do jornal ainda pergunta para a jornalista Carolina Bahia direto de Brasília, como os governos municipais, poderiam ajudar a resolver esse problema? Ela diz que os municípios devem encaminhar seus projetos para o Governo Federal, pro Ministério das cidades, ministério da saúde ou para a secretaria de direitos humanos, e que as Prefeituras não estão fazendo isso, porque segundo a jornalista de Brasilia, os técnicos do Ministério das cidades estão esperando as propostas dos prefeitos.
Esperando pessoal, vejam só como são as coisas, pra que terem pressa de tornar os lugares acessíveis não é? O pessoal que trabalha a maioria não é cadeirante mesmo!!! Nessas horas tinha que pegar o pessoal que vive pedindo voto pra gente e se elegem  pelos nossos votos, para fazerem subir as rampas mal feitas, e a irem sentados em cadeiras de rodas até as paradas de ônibus e deixar eles esperando aparecer um que seja adaptado e que esteja em perfeitas condições para o cadeirante subir, assim sentiriam na pele as dificuldades dos deficientes fisicos e resolveriam o problema rapidinho!

Mas não podemos perder a fé! Continuamos lutando para que isso melhore cada vez mais e para que as Prefeituras façam sua parte para facilitar a vida dos deficientes fisicos, não é mesmo?


Segue em anexo, o link da reportagem que assisti. basta clicar nele ok!


http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/porto- alegre/v/cidade-de-sapiranga-rs-nao-apresenta-infraestrutura-de- acessibilidade-eficiente/1982423/


Um abraço a todos
Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...