quarta-feira, 6 de junho de 2012

A inclusão escolar está dando resultado

Oi gente! Na vida tem coisas que se resolve tão devagar que a gente até desanima, ainda bem que tem outras que são bem mais rápidas, pena que se tratando de direitos e leis, são raríssimas as coisas que se enquadram nas mais rápidas, não é mesmo?
Para quem não leu essa notícia, eu achei importante postar aqui no blog. Eu confesso que fiquei surpresa e ao mesmo tempo feliz com os índices de aumento de alunos de inclusão em escolas regulares. Realmente é um motivo para se comemorar!!!
Segundo o Ministro da Educação Aloízio Mercadante, numa entrevista coletiva que deu na semana passada, falou que no ano 2000, apenas 21,4% de alunos deficientes estavam matriculados nas escolas e em 2011, esse número cresceu para 74,2%, além disso, 22% das escolas têm acessibilidade e 78% dos professores já passaram por formação em educação especial.
Na minha opinião, vendo tão pouco aluno cadeirante e com outro tipo de deficiência nas escolas, acho esses dados muito altos, mas torço de coração para que sejam realmente verdadeiros.
Nós que torcemos e lutamos tanto para que isso aconteça, é muito bom saber disso, saber que os alunos com alguma deficiência estão finalmente estudando, usufruindo dos seus direitos de cidadãos. Mas quanto a acessibilidade ainda deixa muito a desejar, comparando a quantidade de escolas que se têm e os anos que existem as leis assegurando os direitos desses alunos, inclusive a acessibilidade,  esse número ainda é bem pequeno não é gente?
O Ministro ainda disse que na visão dele, os jovens deficientes estão cada vez mais inseridos no mercado de trabalho e atuam com competência.
Deus queira que esses jovens, tenham as condições necessárias para darem continuidade nos estudos, porque um dos motivos, que impedem de muitos estudar, são as barreiras arquitetônicas, principalmente nas universidades que a maioria não tem elevador para os cadeirantes. E quanto a capacidade, nós sabemos que eles têm de sobra, e que podem ir bem longe, basta que se criem as condições para isso. 


Um abraço a todos
Preta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...