quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mesmo tendo fé, tem coisas que desanimam

Olá pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês algo pessoal que está acontecendo com o meu filho, ou seja, mais uma indignação, mais um descaso, mais uma falta de respeito, enfim, avaliem como quiserem os termos certos para o que vou contar...
A alguns dias eu havia postado que finalmente meu filho iria para a escola com um micro adaptado para cadeirantes, onde na cidade que moro, tem 2 micros escolares adaptados, até ai estava tudo ok! Embora não tínhamos gostado muito de terem trocado o motorista do meu filho, como disseram que ele iria de micro adaptado, achei que até seria melhor pelo fato que não seria necessário tirá-lo da cadeira de rodas, toda vez que tivesse que entrar e sair do transporte escolar. Mas acontece que não foi nada disso que aconteceu. Eles ficaram nos enrolando, depois da troca do motorista, dois dias meu filho ficou sem ir na aula porque não tinham arrumado outro motorista pro meu filho nem carro para levar ele na escola, até que no terceiro dia, começaram a mandar um carro provisóriamente, até conseguirem encaixá-lo num micro adaptado... Onde para minha surpresa, depois de vários dias cobrando uma solução daquele setor, me disseram que não haviam encaixado meu filho ainda, porque o micro adaptado só tem na parte da tarde e meu filho estuda de manhã!
Vejam só pessoal, tiraram o motorista e o transporte do Dudu sem ao menos terem acertado com um novo motorista para levá-lo a escola, sem verificar se ele era cadeirante ou não e nem verificaram  o horário que ele estuda, no caso de precisar de um transporte adaptado... Uns dos responsáveis pelo setor de transporte nem sabiam que o meu filho é cadeirante, e ele ocupa esse transporte desde o ano passado..Vocês acreditam? É demais isso, não é?
Eu fiquei chocada com a falta de responsabilidade do setor de transporte escolar, eles simplesmente tiraram a van escolar dele, alegando que seria necessária em outra rota para pegarem mais alunos, e ignoraram completamente as necessidades do meu filho. Sem contar, que não são todos os motoristas que aceitam levar um aluno cadeirante, aí tem o constrangimento por parte da pessoa que precisa estudar (cadeirante), porque mesmo a gente sabendo, que ninguém é obrigado a pegar um aluno no colo para colocar num carro, mas se é cadeirante e não disponibilizam o transporte adaptado para que não seja necessário fazer isso, não tem outra opção e o aluno não tem que presenciar a má vontade dos outros por conta de uma má administração do setor de transporte, vocês não acham?
Eu falei com o coordenador do setor "várias" vezes,  falei com um outro responsável pelo setor, outras inúmeras vezes e até agora estão mandando um carro pequeno que mal cabe a cadeira de rodas do meu filho. Ainda tem outro detalhe, o motorista atual por causa da rota que ele faz em outros lugares, não pode encaixar o horário dele aos horários especiais que meu filho tem na escola. Por exemplo: Nas sextas feiras ele entra as 9:30 na escola porque os 2 primeiros períodos é de educação física e ele não faz a mesma, é dispensado pelo médico dele, mas o motorista atual só pode levá-lo as 8hs e se chega ser preciso sair mais cedo, também não poderá pegá-lo, somente ao meio dia.
Gente isso é ou não é um descaso com uma pessoa cadeirante? Como que até alguns dias atrás tinham como levar meu filho nos horários certos e agora por conta da troca que eles fizeram não dá mais? Eu fiquei tão indignada com essa atitude deles, que falei com o conselho tutelar  e eles me informaram que era pra mim pedir para a diretora do meu filho falar diretamente com a administração da Smed e deixá-los à par do que está acontecendo, e que se isso não resolvesse o problema, ai então o conselho tutelar, entraria judicialmente contra o setor de transporte.
Eu fico indignada e triste com essas coisas....Sei que nem todos fazem pouco caso das necessidades de um aluno com deficiência, mas os poucos que fazem, acabam atrapalhando muito a vida da gente.
Parece que eles vão providenciar uma outra van escolar para levar meu filho, onde terá lugar para a cadeira de rodas, ainda não é o certo, porque não é adaptada e todas as vans são altas, mas diante das circunstâncias, Deus queira que isso aconteça o mais rápido possível antes que acabem quebrando ou estragando a cadeira de rodas dele, pelo modo errado que ela está indo no carro.
Bom pessoal, essa é mais uma das coisas que acontecem com as pessoas que precisam de algo que mesmo sabendo que é um direito por lei, ainda temos que depender da boa vontade das pessoas para que tudo funcione direito.
Infelizmente esses setores que lidam diretamente com alunos com deficiência não estão preparados para atender as necessidades desses alunos, eles são completamente sem noção e isso é preocupante, porque se torna um transtorno para os alunos e seus familiares.
Fica aqui minha indignação por tudo isso!

Um abraço a todos
Preta

2 comentários:

  1. Ô amiga, sinto muito pelo que sua família vem passando, pelo Dudu... Não desanima, sei que tem dias em que nossa indignação com esse tipo de tratamento supera toda e qualquer "civilidade", mas estaremos orando para que a situação se regularize. Infelizmente a luta é diária e nos dias atuais ainda temos que lidar com pessoas que não nos acrescentam nada e ainda atrapalham!!! Fica com Deus ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcella! Obrigada pelas palavras e pela oração, confesso que hoje estou mais tranquila, mas até ontem estava muito chateada com essa situação. A gente que depende desses serviços da Prefeitura não é fácil, as vezes as coisas funcionam, mas outras não!Ainda juntou do Dudu não estar muito bem desde domingo, aí tu imaginas...
      Mas foi mais um desabafo e achei que era preciso passar para as pessoas o que realmente acontece. Creio que a partir da semana que vem, tudo se normalizará. Bjs e fiquem com Deus também.
      *Muitos beijinhos aos teus babys lindos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...