terça-feira, 19 de junho de 2012

Parque totalmente acessível

Queridos leitores, nós sabemos o quanto faz falta para uma pessoa com deficiência ter lugares acessíveis para passear. Muitas vezes acabam ficando restritos a irem nos mesmos lugares, por não terem mais opções ou as vezes nem saem mesmo.
Depois de oito meses de reforma, um projeto foi colocado em prática em Sorocaba- SP, fizeram um parque totalmente acessível, o local ganhou rampas de acesso, banheiro adaptado, placas em braile, guias especiais e ainda um jardim sensorial.


paeque adaptado em Sorocaba

O Parque da Água Vermelha recebe hoje a primeira visita monitorada. O grupo de pessoas com deficiência, será convidado a utilizar de diferentes sentidos no jardim sensorial, além de terem acesso as informações educativas presentes nas placas em braile e o programa de educação Ambiental trabalhará com o tema “água” falando de consumo consciente, flora, fauna, etc…
O Parque tem 20 mil metros de natureza, 2 lagos e o piso tem uma extenção de 300m por 1,50m de largura em concreto lixado e piso tátil que dá acesso aos principais locais do parque.
Apesar de o prefeito ter dito que o Parque da Água Vermelha está "100% acessível", o deficiente visual Edmar Carvalho Júnior,44 anos, que é também vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Sorocaba, revela que ainda existem detalhes a serem modificados. Segundo ele, o parque se encontra hoje 99,9% adaptado para pessoas com deficiência. "Mas não é nada que impeça os deficientes de virem ao parque, são apenas detalhes que iriam melhorar, ainda mais, o que já foi feito", ressalta.

Tomara que essa ideia sirva de exemplo para todas as cidades do Brasil. Afinal temos pessoas com algum tipo de deficiência em tudo que é lugar e todos, sem excessão, têm os mesmos direitos dos que não tem deficiência de passear e aproveitar a vida, não é mesmo?
Um abraço a todos
Preta


Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...