domingo, 24 de junho de 2012

Piso tátil, você sabe para que serve?

Oi pessoal!
Eu estava vendo uns vídeos de acessibilidade com o meu filho (Dudu) e ele ficou impressionado com a dificuldade que os deficientes visuais passam quando andam nas ruas. Embora estejam colocando o piso tátil ( que auxilia os deficientes visuais) em vários lugares públicos e internos, ainda assim, são poucos se comparando a real necessidade de tê-los em lugares apropriados. Digo assim, porque alguns pisos são mal colocados e acabam confundindo os deficientes visuais. Por exemplo: vimos que colocaram um trilho de piso tátil numa calçada onde o piso passa quase em cima de um orelhão público, também vimos pisos táteis que terminam num poste e num muro, dá para acreditar? E ainda alguns desses pisos, colocados em exagero, ou seja em várias direções, confundindo e atrapalhando mais ainda a vida de uma pessoa com deficiência visual.


Mas para que serve o piso tátil? Para orientar as pessoas com deficiência visual ou de baixa visão para terem mais autonomia para se locomover. Sendo assim, sua textura e cor devem se diferenciar dos outros pisos ao redor. Ele é importante para direcionar e dar segurança aos deficientes visuais.


Existem dois tipos de piso tátil: o "direcional" e o de "alerta". O direcional serve para orientar o caminho que a pessoa irá percorrer em lugares amplos por exemplo.





O piso tátil de alerta é mais conhecido como o piso de bolinha, sua função é para alertar mesmo! Quando há um obstáculo à frente, em rampas de acesso às escadas, em frente a porta de elevadores, no início e no fim de rampas e escadas e nos obstáculos que eles não conseguem identificar com a bengala.






A cor contrastante serve para ajudar as pessoas de baixa visão e das pessoas, que por qualquer razão, tem a visão reduzida, como os idosos por exemplo.





Os modelos direcional e de alerta geralmente são colocados o modelo emborrachado para ambientes internos e de concreto para ambientes externos. Geralmente são mais usados nas cores amarelo, vermelho, cinza, azul e preto.
Uma vez bem colocados e com um pouco de noção das pessoas, ele é muito útil para os deficientes visuais.


Um abraço a todos
Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...