segunda-feira, 18 de junho de 2012

Surf para pessoas com deficiência

Oi gente! Hoje eu trago pra vocês uma história de superação muito bonita de um surfista que ficou tetraplégico aos 18 anos e desde então, não teve mais coragem de entrar no mar, mas à 3 anos, ele percebeu que com a ajuda dos amigos ele poderia voltar a fazer o que mais gostava. Hoje com 35 anos, Nuno Vitorino antigo nadador paraolímpico, é o Presidente da Surf Addict ( Associação de Portuguesa de Surf adaptado ), onde o objetivo deste projeto é criar condições para que as pessoas deficientes possam surfar também.


Cerca de 30 pessoas com deficiência surfaram na praia do Baleal, em Peniche, no dia 16 de junho (sábado) no primeiro evento oficial da Surf addct.
Nuno utiliza uma prancha especial e maior que as convencionais e admite que a sua prancha adaptada dá mais adrenalina, mas reconhece que “numa primeira fase não são precisas grandes adaptações materiais” para que as pessoas com deficiência pratiquem surf, bastando uma prancha normal de borracha, das utilizadas para a iniciação.


O mentor do projeto pioneiro da Europa, destacou a alegria dos participantes e o trabalho de cerca de 120 voluntários, essencial para que as pessoas com deficiência possam estar no mar com todas as condições de segurança.
A praia do Baleal conta com todas as condições de acessibilidade necessárias à prática deste desporto.


O principal objetivo da associação é dar formação a escolas de surf e criar, entre a comunidade surfista, um grande movimento de voluntários, que permita às pessoas com deficiência desfrutar o mar, mas reconhece que “dar formação às escolas não é simples”, e é por isso que classifica importantíssimo o papel da sociedade, tanto ao nível dos apoios como de parcerias.
Segundo Nuno o movimento foi fantástico pois superou todas as expectativas.


Belo exemplo para o Brasil e os outros paises aderirem essa ideia, não é pessoal?
Com certeza é mais uma prova de que as pessoas com deficiência a cada dia superam seus limites!
Um abraço a todos
Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...