quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bexiga neurogênica é um problema...

Olá pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês sobre um método que estão fazendo nas pessoas com bexiga neurogênica e sobre o resultado de alguns exames que a Urologista do meu filho pediu...
Para quem não sabe, bexiga neurogênica quer dizer que a pessoa não tem controle na bexiga, ou seja, não consegue segurar a urina. A maioria das pessoas com mielomeningocele tem bexiga neurogênica, por isso, tem que se fazer sondagens vesicais para esvaziar a bexiga, além disso, também é usado algumas medicações para ajudar a segurar por mais tempo a urina.
Geralmente quando ele tem febre e ela persiste em três dias, é certo que terá que fazer o exame para ver se não é infecção urinária, que é outra coisa que as pessoas que fazem sondagens pegam com mais frequência, embora tenhamos todos os cuidados usando luvas e sondas novas esterelizadas, é inevitável as vezes acontecer...
Nos últimos quatro anos, o meu filho teve em média, uma infecção urinária por ano, mas tem pessoas que tem bem mais...
Bom tanto no exame de urina quanto na urodinâmica que ele fez, os resultados foram bons. Inclusive o médico que fez a urodinâmica ficou surpreso pela quantidade de líquido que a bexiga do meu filho suporta, porque geralmente nesses casos não é muito não... Os exames que ele fez para ver os rins, também deram tudo bons, graças a Deus!
O meu filho faz três sondagens por dia no inverno, mas no verão como ele toma mais líquido então faz quatro sondagens. Mesmo ele fazendo essas sondagens e também tomando duas medicações de uso contínuo, ainda assim, ele não consegue segurar a urina pelo tempo esperado. Por isso, terá que fazer um método cirúrgico chamado "técnica de sling", que tentarei explicar para vocês. Segundo o que a Urologista me falou, essa técnica tem dado bons resultados tanto em pacientes femininos quanto em masculinos, mas vou explicar o que ela me disse em relação aos meninos como é feita. Nessa técnica de sling o médico fecha um pouco a uretra (porque o esfincter é flácido por isso não segura a urina) e faz um caminho para sondagens pelo conduto de apêndice (que não tem uma função definida no corpo) que tem o tamanho necessário para se fazer este caminho até a bexiga, fazendo isso, as sondagens não serão mais por baixo pela uretra e sim pelo conduto de apêndice, facilitando bem mais para fazer as sondagens e além disso, aqueles pacientes que ainda usam fraldas, não usarão mais, o número de sondagens também vão diminuir e não terá mais vazamento da urina, podendo assim o paciente ter uma vida bem melhor, principalmente quando for sair, poderá ficar mais tranquilo porque ficará bem mais fácil esvaziar a bexiga quando for preciso.
Bom pessoal, eu não sei se consegui explicar direito, como foi ontem que tive todas essas informações, talvez tenha ficado alguma dúvida em relação a este método. Quem quiser saber de alguma coisa a mais sobre isso, podem me perguntar pelo comentário ou pelo e-mail do blog que me informo com a Urologista e passo para vocês ok!


Abraços a todos e fiquem com Deus!
Preta Simone

20 comentários:

  1. Oi querida!
    Eu já conhecia essa cirurgia,eu tbm tomo remédios,pra segurar mais minha urina ,porque me sondo.Não tenho infecção porque tomo macrodantina todo dia.Só não acho muito bacana a cirurgia de aumento de bexiga,já vi muitos casos que trouxe mais problemas,tipo como é tirado um pedaço do intestino pra aumentar a bexiga,começa a sair uma mucosa e muitas vezes se não fizer uma lavagem correta começa a obstruir a uretra.Afinal a mucosa é pra o intestino funcionar bem,por isso da mucosa. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Que bom ler seu comentário. Sabe que no começo fiquei meia assim com essa técnica, mas a médica me disse que é somente aquela parte do apêndice (no começo do intestino) que eles utilizam e que o mesmo não serve para outra coisa... Mas é muito bom saber dessas informações, na próxima consulta já vou falar sobre isso também. Bjks querida!

      Excluir
  2. ola , meu esposo teve uma lesão na coluna os médicos demoraram operar ele perdeu os movimentos da cintura para baixo, so que ele também não consegue urinar , so com sonda ele ainda esta internado mas quando tiver alta o q fazer/ não existe outro método de tratamento... obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa! Olha querida a melhor coisa a fazer é perguntar para os médicos que estão cuidando dele ainda no hospital para ver como vcs farão em casa. Pq esse processo de sondagens ele funciona para uns e para outros não, as vezes é necessário fazer uma cirurgia para aumentar a bexiga, mas é o UROLOGISTA do teu esposo, que é o médico mais indicado pra explicar e orientá-los em relação a isso ok!
      Tire todas as suas dúvidas com o médico... provavelmente seu esposo terá que fazer um tratamento com a urologia para cuidar dessa parte, pois cada caso é um caso...
      Bjkssssssss e obrigada por visitar o blog!!!

      Excluir
    2. oi Isa,meu nome é cristina santos,mas pode me chama de cris,me mande convite no face,estou a procura de pessoas que tem o mesmo problema que o meu e para trocar experiências obrigada,meu link do facebook vem logo abaixo:
      https://www.facebook.com/profile.php?id=100007315505362

      Excluir
  3. Olá pessoal meu nome é Luciano paraplégico e estou nesse momento fazendo alguns exames para ver qual procedimento adotar. Bom, o médico me disse que tenho a opção do aumento da bexiga, mas só se a bexiga estiver mesmo pequena, se não, não tem aumento e outros métodos que foram indicados por ele para eu pesquisar qual eu achar mais conveniente para mim.
    Não sei falar muito a respeito dos demais mais posso deixar os nomes do procedimento para pesquisarem como o médico fez para mim. Os nomes são ileovesicostomia e Mitrofanoff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa pelo seu comentário Luciano!
      Vcs leitores, fiquem a vontade aqui no blog pra dar opinião, comentar sobre o que vcs acharem conveniente... Sempre alguma informação nossa, ajuda alguém!
      Abraços querido

      Excluir
    2. Sou paraplegico ja tou a 5meses de sonda nao consigo urina sem ela ja consegi urina um pouco sem ela mas toda vez entope ai nao consigo mas urina o que faco

      Excluir
  4. Eu sou tetraplégica e passo a sonda 3 vezes ao dia, e msm passando a sonda eu urino nos intervalos, as vezes logo q tiro a sonda eu urino dinovo, ñ sei mais o q fazer, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou cadeirante por paralisia cerebral e passo a sonda quantas vezes precisar pelo menos de quatro em quatro horas e tomo retemic (cloridrato de oxibutina) e macrodantina quando aparece infecçao.mais com esse tratamento geralmente o medico passa algum remedio pra conter a urina

      Excluir
    2. Olá Janaína!!! Olha querida o meu filho tem feito 4 sondagens por dia, ele faz uso de oxibutinina sem glicose, que é colocada pela sonda após esvaziar a bexiga e tbm toma imipramina...
      O macrodantina pra ele não deu resultado, por isso a doutora suspendeu! O retermic que o querido Juliano Andrade citou acima, no meu filho dava reação, ele tinha febre alta e ficava com a pele toda vermelha, por isso a medicação dele é feita por manipulação sem glicose...
      Mas saiba que isso que compartilhamos com vocês, nunca vcs poderão fazer sem ser indicado por um médico UROLOGISTA ou ENDÓCRINO...
      Cada caso é um caso. O que faz bem pra vc pode não fazer pro meu filho e assim por diante ok!
      Procure um médico dessas especialidades que ele irá te indicar o tratamento correto pra você ok!!!
      Um abraço querida

      Excluir
    3. Obrigaadaa Juliano Andrade, por sua visita e seu comentário! Abraços querido

      Excluir
  5. Olá pessoal,meu nome é Cristina e eu tenho 16 anos,tenho um certo problema
    de Bexiga neurogênica,Gostaria de conhecer as pessoas que podem ter o mesmo problema
    que eu,de saber como as pessoas convivem e suas experiências durante a vida pois tenho
    essa pequena deficiência mas sei como é complicado pois interferi em nossa vida em
    todos os sentidos e acredito que muitos teem muita dificuldade em relação a isso,
    peço que divulguem minha página e que as pessoas que podem ter o mesmo problema que eu
    ou amigos de outras pessoas que também conheçam o problema e convivem me ajudem a
    trocar experiências,acredito que se conhecermos uns aos outros podemos solucionar
    problemas do cotidiano que te prejudicam e muito.
    meu link do facebook vem logo abaixo,obrigada:
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100007315505362

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sou josemar , li seu comentario e tambem faço sondagem por causa de uma mielite transversa, se vc sabe de alguem que teve mielite , para trocar informaçoes obrigado.

      Excluir
  6. OLA MEU NOME E REGINA TENHO UM AMIGO QUE SOFREU UM ACIDENTE E ESTA COM ATERCEIRA VERTEBRA COMPROMETIDA A 6 ANOS SO QUE POR DESCUIDO DA FAMILIA ELE NAO ANDA AINDA TENHO ESPERANÇA OS MEDICOS DEU UMANO PRA ANDAR E A ESSETEMPO TODO AINDA NAO ANDA CONSEGUE FICAR EM PE SO QUE AGORATEVE QUE FAZER UMA CIRURGIA E ESTA TOMANDO OXIBUTININA E ELE FICOU PREOCUPADO POIS A VIRILIDADE DELE COM ESSE REMEDIO VCS ENTENDEM NE? POIS E ELE TERA ALTA AMANHA E ESTA MUITO TRISTE POR ESSA RAZAO ELE DIZ QUE ACHA QUE MORREU PARA O MUNDO ,DE UMA AMIZADE NOS TORNAMOS AMADOS TENHO FE QUE DEUS PODE TUDO ALGUEM PODEE ME RESPONDER ALGUMA COISA NEM SEI OQUE PERGUNTAR E MUITA PERGUNTA ME AJUDEM ,ABAIXO DE DEUS SEI QUE TEM VCS PRA ME IMFORMAR .DEUS ABENÇOE A TODOS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o fato de ter lesionado a coluna não impede ninguem de fazer amor. o problema geralmente esta dentro da cabeça do sujeito. claro que não da mais pra fazer aquelas acrobacias de antes! mas da pra ficar numa boa. paciencia que tudo volta ao normal.

      Excluir
  7. Pessoal muito obrigada pelos comentáros de vcs, pelas perguntas, essa interação é muito importante pra todos porque sempre estamos cheios de dúvidas, nao é mesmo? Por isso sempre deixem um contato como o link do facebook ou o e-mail de vcs porque quem se identificar com o mesmo problema pode ajudar o outro ok! Sejam todos bem-vindos ao blog... Um abraço a todos...Preta

    ResponderExcluir
  8. Se puder passar seu email pra eu tirar duvidas eu agradeço..ou pega o meu p me chamar : thomasbete@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...