sábado, 15 de dezembro de 2012

3ª conferência nacional dos direitos da pessoa com deficiência

Oi pessoal!!! Pra quem não soube entre os dias 3 e 6 de dezembro foi realizada em Brasília, a 3ª Conferência nacional dos direitos da pessoa com deficiência.
Para que serve essa conferência?
Para discutir o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para os brasileiros com deficiência, cujo tema foi: Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios. 
Esse evento foi promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

Foram cerca de dois mil participantes - como os 886 delegados eleitos nas etapas estaduais, conselhos setoriais, gestores estaduais da política da pessoa com deficiência, militantes e ministérios que integram o Plano Nacional Viver sem Limite - de todos os estados do País.

Nas etapas municipais e estaduais, mais de 10,3 mil participantes da sociedade civil e do governo debateram os quatro eixos do regimento da conferência nacional, que norteiam as discussões do evento: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.


Vejam abaixo alguns vídeos sobre o que foi tratado nessa conferência:


Entrevista com Martinha Clarete Dutra dos Santos, mestre em Educação, especialista em Educação Especial e diretora de Políticas de Educação Superior Especial do MEC.

http://www.youtube.com/watch?v=XblW66SmEr4





Entrevista com Ângela Carneiro, especialista em Acessibilidade, mestranda em Transporte e Gestão de Infraestruturas Urbanas, arquiteta e urbanista:

http://www.youtube.com/watch?v=qduGzIcNhw0





Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e deficiente visual, Antonio José Ferreira diz que as pessoas com deficiência precisam ser protagonistas no processo de construção de políticas públicas que as contemplem, e fala do caráter participativo da sociedade civil na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência:

http://youtu.be/TJ8LqPJBqOI




De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, existem no País 45,6 milhões de pessoas que se declaram com deficiência, número que equivale a 23,9% da população total.

Bom pessoal, eu não poderia deixar de postar aqui no blog sobre esse evento que foi de grande importância e fundamental para o avanço dos direitos das pessoas com deficiência. Agora vamos torcer para que isso tudo não fique só no papel, mas que essas propostas possam ser aprovadas e se tornarem leis...Esse é o objetivo, aí então poderemos comemorar esse progresso!!!

Um abraço a todos
Preta Simone



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...