quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Disque 100 ou disque denúncia...

Queridos leitores, hoje vou postar para vocês sobre um assunto de extrema importância para todos. É sobre o disque 100, ou seja, o disque denúncia.
Para quem ainda não sabe, trata-se de um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Disque 100, está funcionando em Brasília e para todo o Brasil.
Com qualquer tipo de telefone as pessoas poderão denunciar qualquer irregularidade contra a pessoa com deficiência. A denúncia feita pelo telefone, será cadastrada e encaminhada para o órgão responsável no Estado de onde foi gerada a denúncia.

Disca-se 100 – 3, opção da pessoa com deficiência.

Qualquer situação que envolva violação de direitos da pessoa com deficiência pode ser denunciada. Liga e denuncia a falta de acessibilidade para as pessoas com deficiência, em logradouros, edificações públicas, de uso público, transportes, comunicação, etc.

Com o objetivo de receber/acolher denúncias, procurando interromper a situação de violação, o serviço atua em três níveis:

- Ouve, orienta e registra a denúncia;
- Encaminha a denúncia para a rede de proteção e responsabilização;
- Monitora as providências adotadas para informar a pessoa denunciante sobre o que ocorreu com a denúncia.

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

Pode ser acessado por meio dos seguintes canais:

* Discagem direta e gratuita do número 100;
* Envio de mensagem para o e-mail disquedenuncia@sdh.gov.br;
* Ligação internacional. Fora do Brasil através do número +55 61 3212.8400

O Disque Denúncia foi criado em 1997 por organizações não-governamentais que atuam na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Foi em 2003 que o serviço passou a ser de responsabilidade do governo federal. A coordenação e execução do Disque 100 ficou então a cargo da Secretaria de Direitos Humanos, criada no mesmo ano, vinculada à Presidência da República.

É bom lembrar que o Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100 é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, e atende também os casos de violações de direitos humanos envolvendo pessoas com deficiências físicas, idosos e de homofobia.

Esperamos que esse serviço realmente funcione e dê bons resultados, não é pessoal?

Um abraço a todos
Com carinho
Preta Simone

2 comentários:

  1. Gostaria de agradecer todas as vezes que você esteve em meu blog em 2012 e que a magia da noite de Natal transforme todos os seus sonhos em realidade e que o Ano Novo seja cheio de paz saúde e prosperidade.
    Tudo de melhor pra você hoje e sempre.

    Beijos meus
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Ani! Desejo o mesmo pra vc e eu tbm agradeço pelas suas visitas aqui no nosso cantinho.
      FELIZ NATAL amada e um 2013 cheio de surpresas boas para todos nós!!!
      Bjksssssssss com imenso carinho! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...