segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Provador para pessoas com deficiência

Olá pessoal! Essa é nossa primeira postagem desse ano e queria começar com uma notícia boa... Nós que temos familiar cadeirante sabemos a necessidade de ter provador nas lojas para as pessoas com deficiência e quase nunca tem, mas agora isso será obrigatório por lei...

Quem não respeitar a lei terá que pagar multa e pode ter a licença cassada. O objetivo é promover a acessibilidade em estabelecimentos comerciais.

As lojas que comercializam roupas, acessórios e similares terão que instalar, no mínimo, um provador para atendimento das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

De acordo com o decreto 23.734 publicado no Diário Oficial do Estado, quem não respeitar a lei terá que pagar multa no valor de dois salários mínimos e pode até ter a licença do estabelecimento cassada. O objetivo principal do decreto é promover a acessibilidade a pessoas que não conseguem ou têm dificuldades de locomoção.

A partir de agora, cada provador especial destinado ao atendimento de deficientes físicos terão que ter dimensão mínima de 1,20 por 1,50m. O box de giro deve ser espaçoso, com área de giro apropriada. Também deverão ser instaladas barras de apoio. Nos locais onde houver mais de um piso, o proprietário terá que instalar um elevador vertical.


De acordo com a auxiliar administrativo, Juranice Batista, as dificuldades ainda são grandes. “É muito difícil comprar roupa, porque a maioria dos estabelecimentos ainda não têm provadores adaptados. Muitos usam os provadores adaptados como depósito de roupas. Sem falar na hora de assinar quando compro no cartão, que o balcão é muito alto”.

Um abraço a todos!!!
E desejo um 2013 cheio de surpresas e noticias boas como esta para todos nós...

Preta Simone


4 comentários:

  1. Oi amiga!
    De fato isso é muito importante, e eu não me lembro de encontrar nenhum provador que atendesse a essas necessidades, pelo contrário, estão cada vez menores e apertados, não tem como vc ficar ali junto com a pessoa que precisa de vc, dá até raiva né...mas estou crendo muito que 2013 será um ano em que ocorreram muitas mudanças, mudanças boas para todos em todos os sentidos! bju miga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga querida! Realmente é uma dificuldade de se encontrar um provador adaptado, mas agora como passou a ser lei, quem sabe as coisas mudam mesmo... A gente tem é que ficar de olho e exigir os direitos dos nossos familiares que precisam ter uma vida melhor e mais prática possível...Bjksssss amada!

      Excluir
  2. Coisinhas do face pra vc amiga!

    :) – sorriso.
    :( – cara triste.
    ;) – piscar o olho.
    :$ – envergonhado/confuso.
    :S – confuso/desagradado.
    :P – língua de fora.
    :O – surpreso.
    ^^ – sobrancelhas, fofo.
    :’( – a chorar de tristeza.
    :’) – a chorar de felicidade.
    :/ – tenso, problemas.
    :X – oops, segredo.
    :* – beijinho.
    8) – óculos de sol.
    >:) – diabólico.
    :9 – deliciado.
    <3 – coração.
    S2 – coração.
    -.-’ – ressabiado.
    xD – a rir às gargalhadas.
    8D – a rir muito com óculos de sol.
    :D – a rir muito.
    x) – achou piada.
    sinal de positivo (y)

    No face não dá pra mandar porque qdo vc envia já vão as carinhas e não a explicação, se quiser copia e colo e deleta daqui tá? Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga (Marly) tu é um amor!!!
      Amei as carinhas...Vou começar a usá-las!!! Obrigada flor! Bjksssss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...